FUMCULT-PMM

Arraiá do Mercado Centrá 2023: Fumcult apresenta edital de chamamento público para a programação cultural

Edital será lançado nesta sexta-feira (28). Festividade acontece nos dias 15,16,17 e 18 de junho no Mercado Central

Por Ana Cleide Torres – Secretaria Municipal de Comunicação Social

Encontro aconteceu na sala de reuniões da Fumcult | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Nesta segunda-feira (24) a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) esteve em reunião de alinhamento com representantes de grupos folclóricos juninos para discutir e apresentar o edital de chamamento público para a programação cultural alusiva ao período junino. Esse será o II Concurso Municipal de Quadrilhas denominado ‘Arraiá do Mercado Centrá’.

“O edital apresentado hoje não muda quase nada do edital do ano passado. Porém, é necessário que os grupos estejam cientes e de acordo. Juntos vamos fazer o tracejamento para estabelecer as normas do concurso, que acontece nos dias 15,16,17 e 18 de junho na frente do Mercado Central”, explica o diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida.

O evento recebe repasse financeiro da Prefeitura de Macapá, através da Fumcult, sendo utilizado no auxílio das indumentárias e premiações. “Serão 20 quadrilhas estilizadas e 5 tradicionais. Cada quadrilha vai receber o valor de R$ 8 mil reais, mais premiações e trofeus”, destaca o gestor.

A festividade acontece em parceria com Instituto Municipal de Turismo (Macapatur). O edital será lançado nesta sexta-feira (28).

“Pra gente é uma satisfação muito grande fazer parte desse momento. Ano passado ficamos em segundo lugar e esse ano pretendemos alcançar o primeiro. Agradecemos a gestão municipal por entender a importância do evento e ajudar a fomentar essa cultura”, comenta o presidente da quadrilha estilizada Luar do Sertão, Kleber Costa.