FUMCULT-PMM

Mude sua foto da capa
piratasestilizados
Mude sua foto da capa
Central
Escola de samba com 47 anos de atividade comprovada, militando na CULTURA POPULAR, escola mais querida do Amapá, acolhedora e com responsabilidade social.
Este status da conta do usuário é Aprovado

Este usuário ainda não colocou nenhuma informação a seu perfil ainda.

Cultura popular
DIEGO CEARENSE

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados (G.R.E.S.P.E) foi fundado no dia 05 de janeiro de 1974, no bairro do Laguinho. Seu surgimento foi como Bloco Carnavalesco e logo após sua criação tornou-se campeão de todos os desfiles até o ano de 1979. De 1980 a 1987, o G.R.E.S.P.E passa a  competir no recém-criado Segundo Grupo, onde conquistou 07 (sete) dos oito (08) títulos disputados.


Consagrou-se campeã no ano de 1996, com o enredo “RISOS E LÁGRIMAS NO PALCO DA ILUSÃO”, último carnaval realizado na Avenida FAB, a data da fundação é de 5 de janeiro de 1974, em resultado do encontro desses anseios e no dia citado,  aconteceu de uma reunião na sede dos escoteiros Veiga Cabral ( Av: Eliezer Levir- laguinho), com o estímulo do “grande” chefe Humberto, em registro estiveram nessa reunião: Augusto, Celi Del Castilho (primeira presidente), Carlos Preto, Babalão, Carminha Toste, professor Mozart (escoteiro chefe, professor de referência do bairro), Graça Lobato, Consolação, Zeca Cangaceiro, Pedro Ramos (irmão de Neck e tocador de repique), Rita, Mario Correa e muitos outros que igualmente merece a referência.

 

O nome foi dado pela presidente, que já o utilizava no bloco de carnaval de salão nos clubes da cidade de Macapá. Seu símbolo, um menino pirata onde se criou o senso comum de Piratinhas, nas cores: verde, laranja, preto, amarelo e branco, com o tempo as cores preto e laranja viraram as cores de maiores destaques na agremiação.

 O G.R.E.S.P.E tem uma trajetória marcada pelo estilo irreverente e
inovador, que a atual diretoria pretende resgatar juntamente com a
comunidade para conquistar seu primeiro título da Era do Sambódromo.

Por ser uma agremiação com estilo irreverente e com espírito jovial, Piratas Estilizados sempre caracterizou seu carnaval pela ousadia e inovação. O G.R.E.S.P.E foi a primeira escola de samba a trazer uma Comissão de Frente somente com mulheres, também foi a primeira escola a levar para avenida um violão de sete cordas no naipe musical.

Nos últimos anos, a agremiação passou a desenvolver ações no campo social por meio de projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e jovens da comunidade dos bairros Laguinho, Jesus de Nazaré, Pacoval e Perpétuo Socorro que vivem em situação de vulnerabilidade. Podemos citar como exemplo os projetos Ritmistas do Amanhã e Passistas Show, ambos iniciados em fevereiro 2016.

Em seu estatuto social rege o seguinte texto:

O GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA PIRATAS ESTILIZADOS (também denominado ESTILIZADOS ou pela sigla GRESPE), fundado em 5 de janeiro de 1974, com sede e foro nessa cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, na Avenida Mendonça Furtado, 1227, Bairro Centro, CEP. 68.900-060, pessoa jurídica de direito privado, sob forma de associação civil, sem fins econômicos ou lucrativos, de utilidade pública, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender  a todos que a ela se dirigirem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa, com duração por tempo indeterminado, inspirada e fundamentada em princípios democráticos, e regendo-se por esse Estatuto Social, pelo Código Civil Brasileiro e pelas deliberações de seus Órgãos.

O GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA PIRATAS ESTILIZADOS têm por finalidades:

  • Difundir e incentivar a cultura amapaense, no País, e em especial na região norte, e no exterior através de seus sambas, do desfile da escola de samba e de seus shows e apresentações;
  • Contribuir para a evolução sociocultural de sua comunidade através da promoção de atividades assistenciais, culturais, recreativas e esportivas, instrumentos de formação e criação de valores, de inclusão social e educacional, de responsabilidade social e ambiental e de promoção dos valores morais e éticos;
  • Cooperar com o Poder Público e com as entidades representativas de classe às quais estiver filiado;
  • Proporcionar a integração e a satisfação de seus componentes, torcedores e simpatizantes;
  • Zelar pela democracia e pelas liberdades essenciais, sem distinção social, política, de sexo, de raça, de cor, de nacionalidade ou de religião.

 

Rolar para cima