
Este usuário ainda não colocou nenhuma informação a seu perfil ainda.
André Filipe Souza Costa, 25 anos, paraense de Paragominas/PA, Amapaense de coração. Cantor e compositor, apaixonado por música desde a infância. Aos sete anos deu inicio as aulas de canto popular e erudito na escola Musicanto (Paragominas/PA), e aos 13 começou as aulas particulares de teclado com o professor Werlley Fernandes que possibilitou ao jovem artista compor suas canções. Hoje de forma autoditada estuda dança na modalidade Street Jazz e Ritmos latinos. Adotou o nome artístico Faype em 2013 quando começou a postar covers na internet. Seu primeiro áudio trata-se de uma versão adaptada para o português, a faixa “Outro Alguém”, lançada no YouTube, é uma canção original da norte-americana “Miley Cyrus”, (“Someone Else” do álbum “Bangerz”lançado em 2013, pela RCA Records) hoje em dia conta com mais de 4.300 (Quatro Mil e Trezentas) visualizações. Optou por seguir a carreira musical em 2014, quando iniciou a produção profissional do seu trabalho como cantor.
Começou a se apresentar na noite em setembro de 2015 cantando em bares e restaurantes de Macapá, como Favela Chic, Taverna do Dragão, Savassi Bar entre outros, com seu set acústico, onde interpretava clássicos do rock, MPB, soul music e músicas pop internacionais de grandes nomes como Lulu Santos, Erasmos Carlos, Cazuza, Bob Dylan, Amy Winehouse, Elvis Presley, Michael Jackson e outros.
Seu primeiro lançamento, foi a canção “Esquisito (Fweaky)”, lançada no canal do YouTube “Faype Oficial” no dia 19 de Maio de 2016. Gravada e masterizada no estúdio Tarumã (AP). A música entrou nas rádios locais e rendeu apresentações na programação regional de televisão. Posteriormente entrou nas principais plataformas digitais de download e streams, como o Spotify.
Em 2016, Faype se apresentou como atração de encerramento da 1ª mostra VivArte, realizada no dia 26 de junho de 2016, no Amapá Garden Shopping; Tornou a levar seu set acústico para a noite amapaense em bares e restaurantes como: Confraria Semblano, Savassi Bar, República Rock Bar arrebatando o público com seu carisma e repertório energizante. Em novembro de 2016 interpretou o poeta exagerado no “Especial Cazuza: Pro Dia Nascer Feliz”, que rendeu ao jovem artista sua primeira indicação na célebre premiação anual Amapá em Destaque, onde disputou a estatueta Tucuju de Ouro na categoria Destaque Artístico Masculino com cantores da cena regional, no final do ano de 2016.
Comemorando sua indicação a premiação, Faype lançou no dia 19 de dezembro de 2016 seu primeiro single. Aqui trata-se da faixa “Desconhecido” que foi lançado exclusivamente pela emissora local, Rede Amazônica no programa Amazônia Revista, depois, entrou em todas as plataformas de downloads e streamings mundiais. A faixa entrou em programações internacionais, sendo reproduzida também na Europa e América do Norte. O videoclipe da música foi lançado no programa de TV Sábado é Show, da TV Macapá, afiliada da Rede Band, sendo depois lançado no Youtube e calorosamente bem recebido pela critica local.
Em 2017 o cantor se apresentou como atração de encerramento no Festival de música Onze do Três, que aconteceu no dia 11 de Março no Samba Café, onde apresentou pela primeira vez as faixas do seu EP “III” (Tringle), lançado posteriormente em julho de 2017. Ainda em Março, no dia 25 foi atração convidada na 2ª edição da “Noite dos Artistas”. Em 22 de Maio, participou da prévia do espetáculo de teatro-musical “Uma Noite Na Broadway”, realizado no Macapá Shopping. Em julho foi atração do Macapá Verão no palco da Estação Juventude que ocorreu na praça da bandeira, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Macapá através da Fundação Municipal de Cultura. Evento este realizado desde 1981, promovendo a fomentação da cultura local.
“Cabeça e Coração” foi o carro chefe do EP, lançada dia 30 de junho de 2017 como single e muito bem recebida pela população e crítica local, atraindo também novos ouvintes do centro-oeste e sudeste. Rendeu ao cantor performances na TV e estações de rádio locais. A faixa também entrou em programações de rádios de fora, como: Manaus, Belo Horizonte, Rio Branco, Belém, Salvador, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em 22 de julho de 2017 lançou ”III” (Tringle) seu primeiro EP de música pop-eletrônico nacional lançado pelo cantor, em parceria do DJ e produtor musical paraense Mike Mafa. Contendo 03 faixas, o material foi lançado em todos os serviços de downloads e streamings mundiais. Somente na pré-venda Faype registrou a encomenda de 100 cópias na plataforma iTunes, da Apple.
O lançamento do EP deu origem ao projeto de audiovisual intitulado “Tringle Movie”. Trata-se de um curta metragem divido em 3 capítulos que dialogam com o enredo das canções sob uma perspectiva de superação através da arte. O primeiro capítulo foi o videclipe de “Desonhecido”, o segundo disponibilizado foi o Cap. 2, “Confusão”, ao som do single “Cabeça e Coração”. Lançado no dia 30 de julho de 2017 no canal do YouTube do cantor, na mesma data se apresentou no encerramento da 2ª edição da mostra “Games Retrô”, realizada no Macapá Shopping.
Em Agosto, o cantor apresentou seu “Pocket Tringle Show” no Amapá Garden Shoppping, durante a “Exposição de Eventos e Negócios de Luxo”, onde apresentou seus novos sucessos e hits da atualidade. No mesmo mês apresentou pela segunda vez o seu especial de Cazuza, em 05 de Agosto, na Mercearia Music Bar. Posteriormente, foi atração convidada na “Intervenção Cultural em Homenagem ao Andrey Malcher” evento realizado no Teatro das Bacabeiras no dia 05 de setembro.
O single “Tudo Pode Acontecer”, foi a segunda faixa extraída do EP “III”, relançada em uma versão para as rádios no dia 09 de setembro, durante um show acústico na praça de alimentação do Villa Nova Shopping. A canção apresentou um bom desempenho nas plataformas digitais, aonde chegou a assumir a posição de canção mais ouvida pelos seguidores do cantor nas plataformas do Spotify e Deezer. Ainda em setembro, Faype fez uma participação no “Bailinho Azul” dos “Poetas Azuis”, evento realizado na Companhia de Teatro Marco Zero. No dia 20 de Outubro, Faype participou do show “Um Canto Em Mim”, da cantora amapaense Loren Cavalcante, realizado no bar O Barril.
Em Novembro, Faype foi uma das atrações musicais do concurso de beleza “A Mais Bela Amapaense 2017” que ocorreu no dia 12 de novembro, realizado no Teatro das Bacabeiras, onde apresentou seus recentes sucessos. No dia 23, liberou o último capítulo de sua trilogia, o de número 3 “Tudo Pode Acontecer”, com isso finalizou o projeto “Tringle Movie” com os três videoclipes (Desconhecido, Cabeça e Coração, Tudo Pode Acontecer) que juntos formam um curta-metragem biográfico de Faype (que foi o idealizador e roteirista do curta). Na mesma data, o cantor foi uma das atrações musicais da FLIMAR (Feira Literária de Marechal Deodoro)/Alagoas, onde encantou o público nordestino com suas canções.
Em dezembro, visando à base de fãs que o artista acumula Brasil a fora, promoveu um “webshow” intitulado “Faype Unplugged”, onde realizou no dia 16 de dezembro, através de uma live no Facebook um show acústico de aproximadamente 1h (uma hora), show que ainda contou com a participação de alguns fãs dos arredores de Macapá/Santana que foram sorteados durante a divulgação do mesmo.
Ainda em dezembro, Faype e Melissa Ribeiro, foram os idealizadores do “Pop Live Festival”, que aconteceu no dia 27 de dezembro no Teatro das Bacabeiras. O evento tinha como objetivo apresentar à sociedade amapaense a nova cena da música local, artistas independentes, de gêneros musicais alternativos, que se apresentaram no palco do festival com suas produções autorais, algumas já conhecidas pelo destaque que tiveram no ano de 2017, como o hit do cantor “Cabeça e Coração” que se consagrou entre os jovens e foi a canção local mais reproduzida do ano de 2017 na principal plataforma de streaming mundial, o Spotify. Na ocasião Faype performou cantando e dançando um medley dos seus lançamentos no ano de 2017, as faixas “Tudo pode acontecer / Cabeça e coração / Só quero você”. Versão que foi disponibilizada nas plataformas do Spotify, Deezer e Apple Music dia 08 de janeiro de 2018.
É importante ressaltar que ainda nos primeiros dias de 2018, o artista fechou um selo com a plataforma mundial “Shazam”, sendo o primeiro artista do norte a ser reconhecido como um artista oficial da plataforma. No dia 28 de janeiro, o cantor anunciou um novo projeto artístico alternativo, o “Desconectado”, onde iniciou uma votação online em um host site para que seu público votasse e decidissem sua nova música de trabalho, por 15 dias os internautas votaram entre as faixas “Manter Distância” e “Até Quando”. No dia 15 de fevereiro a faixa vencedora “Manter Distância” foi lançada em todas as plataformas digitais, juntamente a um lyric vídeo disponibilizado no youtube. A canção entrou na programação local de rádio AM e FM e rapidamente se tornou o single mais reproduzido do cantor nas plataformas digitais, registrando ouvintes em várias cidades do Brasil, e também fora das fronteiras nacionais. A canção rendeu ao cantor seus primeiros 10 mil plays na plataforma do spotify, tornando-se o primeiro artista independente do estado a atingir essa marca na plataforma. Ainda no mês de fevereiro, dia 26, foi lançada em todas as plataformas digitais um remix do clássico do soft rock de 1989, do cantor e compositor da Califórnia Chris Isaak, pelo Dj Alexander Greant que contou com os vocais de Faype emprestados para dar um ar moderno e noturno à já famosa canção.
Na mesma semana de lançamento da canção, Faype anunciou o inicio da venda de ingressos para o “Desconectado – O Show” que aconteceu no dia 17 de março, no Botequim Petrópoles, o show trouxe uma proposta intimista acústica, onde o artista apresentou as novas canções, assim como todas as suas músicas lançadas anteriormente em versões minimalista, deixando um pouco o pop eletrônico de lado e mergulhando no som acústico. O show contou ainda com as participações de artistas locais como Nanda Viana, João Oliveira, Hanna Moura e outros. Durante o show, foi lançada a outra canção do projeto “Até Quando”, que simultaneamente entrou em todas as plataformas digitais.
No dia 20 de abril, Faype retornou ao palco do teatro das bacabeiras para apresentar uma prévia do novo show “Ao Comando do Beat”, durante a “I mostra cultural da ONG Salvação”. Posteriormente no dia 28 de abril, Faype levou seu show para a inauguração da loja de vestuário masculino “Rio Jeans D’lles”, na ocasião o cantor encerrou o evento, que também contou com a participação de outros cantores locais. Em julho, o artista fez uma segunda apresentação do show "Ao Comando do Beat" para o palco do Macapá Verão 2018, na estação verão (FazendinhaAp).
Em Setembro, o artista participou de um show conjunto com outros nomes do pop amapaense. Na ocasião Faype juntou-se a Jessy Abreu, Jhimmy Feiches e Felipe Sena no palco do Armazém, dia 14, no evento organizado pela produtora "Bloco das Puras".
No mês seguinte, o cantor e compositor uniu-se ao novato Maty (FortalezaCe) e ao rapper Bonfim (Ap), num projeto musical que une norte e nordeste. O single "Brinquedo", lançado em todas as plataformas digitais no dia 18 de outubro, já ultrapassa os 6mil plays no spotify. Com isso o artista encerrou o ano de 2018 com feitos extraordinários na plataforma, no total Faype foi ouvido em 135 cidades e 21 países somente no Spotify, levando a música do norte aos quatro cantos do mundo.
Em dezembro o cantor foi convidado do recital "O Amor Mora Aqui" do duo litero-musical amapaense "Poetas Azuis", onde apresentaram uma canção inédita divulgada no IGTV e canal do youtube dos Poetas Azuis, a faixa "Virou Poesia" composta por Pedro Stkls e Faype. Dias depois o cantor participou do espetáculo natalino "Luzes do Natal" que aconteceu no dia 23 de dezembro na Igreja Nossa Senhora da Aparecida, no pacoval. O cantor foi o diretor musical do espetáculo e ainda apresentou sua canção autoral "Até Quando", na abertura do evento. Faype ainda foi o convidado especial do último "Camarim Na TV" de 2018, celebrando o feito de ser o primeiro artista independente do estado a atingir a marca de 10 mil plays no spotify, com a canção "Manter Distância - Acústico".