FUMCULT-PMM

Mude sua foto da capa
MATHEUS
Mude sua foto da capa
Santa Rita
Atua como cantor (Rock, Pop e MPB) ou como professor na área da Técnica Vocal, Canto Coral (diretor/regente) e musicalização. Possui Pós Graduação em música (Licenciatura) etc.
Este status da conta do usuário é Aprovado

Este usuário ainda não colocou nenhuma informação a seu perfil ainda.

Música
Matheus Farro

Matheus Farro é um músico (cantor) e professor na área de Licenciatura em Música (mais atuante como educador no âmbito da técnica vocal). Nasceu no Pará (Belém), mas mora no Amapá desde os 2 anos (sua família é quase toda Amapaense) e pertence a cena do Rock e Heavy Metal local, além de atuar esporadicamente na MPB e MPA mais especificamente em festivais e outros trabalhos. Começou a cantar aos 11 anos em um coral escolar onde tomou gosto pelo desenvolvimento técnico de sua voz. Na adolescência se envolveu com bandas amadoras de Pop Rock nacional e Internacional com amigos de colégio.

No final da adolescência descobriu com mais intensidade o Rock Clássico (Hard Rock e Blues Rock) e o Heavy Metal, além da MPB tropicalista, tais estilos o levaram a buscar um aprimoramento vocal mais profundo. Aos 18 anos (2004) Matheus estreou com a banda Wolfgang, este foi o seu primeiro grupo considerado profissional, era um projeto pioneiro no Amapá na área do Heavy Metal melódico e progressivo, eles focavam em covers de bandas como: Angra, Dr. Sin, Shaman, Dream Theater, Stratovarius etc. Esta banda tocou nos principais eventos de Rock do Amapá, dentre os mais importantes podemos citar o Macapá Verão, Expofeira, festivais de bandas no Teatro das Bacabeiras, além de outros eventos relevantes da iniciativa privada, após poucas apresentações a banda já era bastante comentada, pois era a única que se propunha a tocar tais estilos musicais naquela época (2004 / 2008).

Na mesma época do Heavy Metal, Matheus passou (paralelamente) a se envolver com a MPB e MPA, isto ocorreu através de convites para que o mesmo defendesse algumas músicas em festivais locais do mesmo gênero. Matheus veio a ser premiado ainda em 2004 (com 19 anos) no Festival FEUCAN da UNIFAP com a música “Anjo” de Zé Miguel e Aroldo Pedrosa, posteriormente ele fez vários outros festivais em Belém, dentro os mais relevantes podemos citar o 2° Festival da Canção do Norte, e passou (também) por Garanhuns (Pernanbuco), cantando no FMG (Festival de Música de Garanhuns).

Em 2015 ele foi premiado com a música “Lia” (de sua autoria) no Sescanta Amapá, a música foi lançada no DVD deste evento. Na MPB ele se apresentou em diversos shows, dentre eles é válido citar o Macapá Verão onde a banda contou com instrumentos de sopro (metais), além da "cozinha básica" (bateria, baixo, guitarra, violão, teclado), uma estrutura que poucas vezes se vê em um show de MPB ou MPA, o repertório foi feito com base em clássicos da Tropicália, Bossa e outros estilos (Elis Regina, Tom Jobim, Gal Costa, Jessé e outros). Ele também se apresentou algumas vezes no projeto Botequim e no Museu Sacaca, além de eventos de destaque como o show Vulcanizadas vozes no Teatro das bacabeiras.

Ele retornou para o Rock em 2012 com o projeto Extravaganza que prestava tributo a banda Queen, seguiu tocando até 2014 com o mesmo projeto, fez shows de destaque em locais como o Armazém Beer para mais de 400 pessoas (casa cheia) e foi banda de abertura no Festival de Rock do governo do estado que trouxe a banda Dr. Sin em Macapá (2012). Posteriormente foi convidado e ser parte da direção musical do Workshow do mundialmente renomado Andre Matos, ícone do Heavy Metal brasileiro (fundador das bandas Angra, Shaman eViper), neste evento no Teatro das Bacabeiras, Matheus Farro fez a direção musical do coro de três vozes (ele, Hanna Paulino e Vanessa Rafaele), onde também atuou cantando e ainda teve a oportunidade de dividir o palco com o Andre  Matos na música Carry On, onde cantou parte da melodia solo (um sonho realizado, pois o Andre é a sua maior influência vocal e musical).

Em 2014 e 2015 Matheus passa a se dedicar ao projeto Matheus Farro & Banda (as vezes chamado de Matheus Farro & Friends), o projeto seguiu tocando clássicos do Rock internacional de todas as épocas, misturando Softrock e Hard Rock em seu repertório, fez diversas apresentação, incluindo bares, Macapá Verão, Expofeira etc. Em 2016 Matheus decidiu dar um tempo dos palcos para se dedicar a sua graduação em música, ele havia adentrado na primeira turma do estado de Licenciatura em Música (faculdade IESAP) junto de músicos como Zé Miguel e Rambolde Campos, dentre outros professores do Walkiria Lima, este curso foi o primeiro de nível acadêmico na área de música no estado. Mesmo atarefado no processo de sua formação acadêmica, Matheus retorna em 2017 com a banda Blend cantando em casamentos e bares um repertório eclético que trazia tanto o Rock quanto a música POP nacional e internacional (dos anos 60 até os tempos atuais), este foi um ano de muita experiência.

Ao mesmo tempo ele realizou com sucesso shows específicos de Heavy Metal, como a homenagem a banda Angra (neste show o álbum Angels Cry foi tocado na íntegra) no bar Metropolis e com esta mesma formação ele se apresentou no Dia Mundial do Rock (Macapá Verão 2017) tocando vários sucessos do gênero Heavy Metal de todas as épocas. Em 2018 Matheus segue cantando na noite com bandas de baile e em shows acústicos, podemos destacar a primeira homenagem a lendária banda Scorpions feita em Macapá realizada pelo projeto Matheus Farro & Friends na boate Green Music Hall, o show foi sucesso de crítica pelo público presente. Vários destes eventos foram documentados em seu canal do Youtube. Em 2019, entre os shows mais relevantes, podemos citar o 2° Rock Fest e o show em tributo ao falecimento do Andre Matos (ícone do Heavy Metal já citado, maior influência de Matheus) produzido pelo próprio Matheus, além do mesmo ter cantando no evento sendo a atração principal.

Falando um pouco da sua formação em técnica vocal: ele nunca deixou de estudar desde que começou a frequentar as aulas de canto em 2001 no Teatro das Bacabeiras com a Maestrina Elén de Paula com quem estudou por 3 anos, ela foi regente dos Corais Oscar Santos, Tribunal de Justiça e do Coral 500 Vozes do Teatro das Bacabeiras onde Matheus foi tenor solo e coralista, fazendo diversas apresentações relvantes, como as imensas cantatas de natal e turnês pela cidade e interiores com as 500 vozes. Além das aulas de canto, Matheus sempre foi um pesquisador na área do canto, acumulando livros e vídeo aulas de autores nacionais e internacionais, algo que sempre o ajudou a ser um professor de técnica vocal atualizado.

Apesar de estar sempre com algum projeto musical, Matheus sempre foi um estudioso do seu instrumento (a voz) e acumula alguns cursos relevantes com alguns cientistas vocais renomados, dentre eles podemos citar o renomado Ariel Coelho, além do proprietário do Ninrod Stúdio em São Paulo (também especialista em voz), dentre os cursos estão o Singing On The Road e o Drives Vocais - Memórias de Acesso que enriqueceram muito a sua técnica vocal.

Em 2019 Matheus se graduou em Licenciatura em Música na Faculdade IESAP e logo em seguida fez pós graduação em Metodologia do Ensino da Música na mesma instituição (primeira pós graduação em música do estado do Amapá), atualmente está se formando em Canto Coral e continua se atualizando em técnica vocal através de cursos livres renomados com cientistas vocais de fora do estado. No momento escreve a sua própria pesquisa sobre pedagogia vocal e pretende apresenta-la em 2020 no Congresso de Profissionais da Voz Rock, onde o mesmo já palestrou em 2014 a convite do idealizador (cientista vocal Ariel Coelho).

Matheus dá aulas de canto desde os 18 anos (2004), já trabalhou na escola Acordes, no projeto Ponto Cultural e no Projeto Japiim (canto coral) do governo do estado e prefeitura, na sede Central da Igreja da Graça, dentre outros lugares. Apesar de ter tido um hiato nessa prática, hoje ensina canto em seu estúdio desde 2016 por onde já passaram dezenas de alunos de diversos estilos musicais, entre profissionais e amadores, o Studio Farro de técnica vocal está em constante evolução.

 

Rolar para cima