FUMCULT-PMM

Prefeitura de Macapá fomenta espetáculos teatrais

Prefeitura de Macapá fomenta espetáculos teatrais que beneficiam cerca de 20 grupos de artes cênicas

As apresentações virtuais retratam a religiosidade cristã e desejam despertar o interesse dos macapaenses pela sétima arte.

Por Aline Paiva – Secretaria Municipal de Comunicação Social

De 14 a 20 de agosto acontece uma série de espetáculos teatrais do Projeto Corpus Christi 2021, realizado pela Federação Amapaense de Teatro Amador (Fata), com recurso de R$ 79.350,00 mil da Prefeitura de Macapá, através da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). Ao todo, 20 atrações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Fata.

O projeto foi desenvolvido com a intenção de revitalizar e despertar o interesse da população para produções temáticas de teatro em Macapá. Cerca de 500 produtores culturais foram beneficiados através de vinte grupos teatrais.

“A cultura macapaense é uma das prioridades da nossa gestão. Estamos trabalhando em consenso com os segmentos culturais, para melhor atendermos as demandas dos setores. Ainda vivemos um momento pandêmico, mas não poderíamos deixar de prestigiar os espetáculos de Corpus Christi, que são tradicionais em Macapá’’, destaca o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Segundo o presidente da Federação Amapaense de Teatro Amador, João Porfírio Cardoso, os espetáculos são tradicionais e fazem parte do cenário artístico local.

“Em época de pandemia, vivemos o período atípico do isolamento social. A cultura digital foi a proposta da Fata para encarar este cenário, para ajudar e valorizar os artistas amapaenses. Ampliar o acesso do público aos espetáculos contribui para a cultura local. Por isso, assistam as apresentações que tem muita coisa boa”, enfatiza.

Espetáculos
As apresentações virtuais iniciaram no sábado (14) com a exibição de três espetáculos sobre a religiosidade cristã. Toda a programação é veiculada no site e também no canal do Youtube da Fata, disponível através do link.

O espetáculo ‘Dolorosa Paixão’, do Grupo de Elenco Independente, abriu a rodada de apresentações. A atração conta a história de Helena, uma jovem que foi encontrada caída no beco, sem memória, e recebeu assistência.

‘O Cordeiro de Deus’, da Quimera CIA de Teatro, foi a segunda apresentação exibida. O enredo utiliza os novos meios da tecnologia digital, em tempos de pandemia, para contar a história de Jesus Cristo para todos, com a intenção de mandar uma mensagem de esperança.

A terceira atração intitulada ‘Leitura Dinâmica – Via Sacra na Ponte Paixão de Cristo’, do Grupo Teatral Hemisférico, fez a leitura da Paixão de Cristo por meio de relatos de cada passagem até a ressurreição de Jesus.

No domingo (15), foram transmitidos mais três espetáculos, tais quais o ’Corpus Christi – O Pão da Vida’, do grupo Teatral Santa Inês, o ‘Cheia de Graça’, do Imagem e CIA, e ‘À Procura de Jesus’, do Teatral Educ’art.

Confira abaixo a programação das próximas transmissões:

16/08 (Segunda-feira)
•         19h – Espetáculo ‘Bibica e a História de Cristo’
Grupo: CIA Mania de Brincar
•         20h – Espetáculo ‘O Milagre de Jesus’
Grupo: Grupo de Teatro Maré
•         21h – Espetáculo ‘Nazareno -O Filho de Deus’
Grupo: Grupo de Teatro Artes Piracuí

17/08 (Terça-feira)
•         19h – Espetáculo ‘Auto da Paixão’
Grupo: CIA de Teatro Cristo Art’s Sacra
•         20h – Espetáculo ‘Cristo Rei – O Espagir’
Grupo: Grupo de Teatro Imaginários
•         21h – Espetáculo ‘Cristo por Elas’
Grupo: Movimento Cultural Desclassificáveis

18/08 (Quarta-feira)
•         19h – Espetáculo ‘Oração’
Grupo:  CIA de Teatro Tucujú
•         20h – Espetáculo ‘Uma Cruz para Jesus’
Grupo: CIA Teatro de Arena
•         21h – Espetáculo ‘O Messias’
Grupo: Grupo Santa Arte

19/08 (Quinta-feira)
•         19h – Espetáculo ‘Corpus Christi’
Grupo:  Grupo Teatral Marco Zero
•         20h – Espetáculo ‘A paixão de Cristo e os Dez Mandamentos’
Grupo: Grupo Teatral Pirlimpimpim
•         21h – Espetáculo ‘Extra Christi’
Grupo: Grupo Pé na Lua de Teatro

20/08 (Sexta-feira)
•         19h – Espetáculo ‘Jesus: Contando a História da Paixão’
Grupo:  Bando do Teatro
•         20h – Espetáculo ‘Nazareno – O Revolucionário’
Grupo: Grupo Teatral Língua de Trapo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima